Janis nasceu na cidade de Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith, Leadbelly e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde, Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para São Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta dessa época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar e chegou a arruinar sua saúde.
Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para São Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.
O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968, Cheap Thrills, fez o nome de Janis.
Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.
Janis Joplin morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos. Foi cremada no cemitério-parque memorial de Westwood Village, em Westwood, Califórnia, e numa cerimônia, suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico.
O álbum Pearl foi lançado 6 meses após sua morte. O filme The Rose, com Bette Midler no papel de Janis Joplin, baseou-se em sua vida.
Como download do post, preparei o CD Greates Hits de 2000 da série MTV History. Admito que nunca tinha parado pra ouvir várias músicas dela, mas com essa coletânea passei a conhecer várias músicas diferentes daquela que sempre ouvimos e gostei muito. A voz rouca, a intensidade do canto, os arranjos com pianos e orgãos, o estilo cheio de blues, as letras, tudo se encaixa muito bem. Definitivamente uma das grandes Rainhas do Rock Internacional, uma pena que sua carreira tenha durado tão pouco.
Título: Greatest Hits (MTV History)
Artista: Janis Joplin
2 comentários:
Janis é clássico. Um mortal que perder isso (a obra dela) perderá boa parte da cultura.
abç
Cidadao das nuvens
[2] Penso exatamente da mesma forma
Postar um comentário