PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Filme: Velvet Goldmine

De uns tempos pra cá comecei a assistir mais filmes com temáticas musicais, desde produções baseadas na Broadway como "Chicago", "Hairspray" e "Cabaret", até outros não tão teatrais como "Quase Famosos", "Blues Brothers" e "Velvet Goldmine".

Fiquei sabendo da existência desse filme com uma entrevista do Adam Lambert, na qual um fã perguntou pra ele se caso ele pudesse viver num filme, qual seria esse filme. Entendi a escolha logo quando vi as primeiras imagens do longa na Google (no Google... não sei o certo ¬¬): muito brilho, glamour, exagero e personagens à La Diva. E como um fã do GlamRock, também não poderia deixar de assistir, já que o filme faz alusões bem diretas a grandes figuras do Rock como David Bowie e seu personagem espacial Ziggy Stardust, e Iggy Pop. Pra dizer a verdade, para os que conhecem David Bowie, o filme vai servir como uma "biografia" desse Glamrocker, contando desde seu início de carreira com o Folk Psicodélico, passando pela fase Glam e terminando com o Soul Man, sem esquecer a fase que ele morou com Iggy Pop.

Então se você tiver a curiosidade, baixe o filme, está dividido em quatro partes, então ficou bem suave pra fazer o o download.

Ficha Técnica:

Photobucket
Título Original: Velvet Goldmine
Lançamento: 1998 (Inglaterra)
Direção: Todd Haynes
Atores: Jonathan Rhys-Meyers, Ewan McGregor, Christian Bale, Toni Collette, Eddie Izzard.
Duração: 123 min
Gênero: Drama

Sinópse: Em 1971, o Glam Rock invade o mundo da música britânica, provocando uma verdadeira revolução, não apenas na música mas também nos costumes da sociedade. O ícone do movimento Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers), roqueiro que leva garotas e rapazes a pintarem as unhas, usarem batom e explorarem sua sexualidade. Incapaz de lidar com a fama adquirida, Brian forja sua própria morte, com a farsa sendo descoberta logo depois. Anos mais tarde, um jornalista inglês (Christian Bale) começa a investigar seu desaparecimento.

Bom, a primeira coisa que digo para os meus amigos quando comento sobre o filme é que definitivamente não é um filme para juntar a família e assistir todos juntos e felizes. O filme é bem forte e lida com assuntos bem polêmicos como drogas e homossexualismo, ambos praticados sem medir consequências pela personagem principal e por diversos coadjuvantes. Como eu não dou a mínima pra isso, vou pular essa parte e começar a falar do filme em si.

A primeira coisa que devemos ter em mente é exatamente a frase na capa do filme: "Leave your expectations at the door" ("Deixe suas expectativas ao entrar"), pois se há algo marcante no filme é sua capacidade de surpreender, e não digo isso em relação à história, mas sim às ações das personagens e suas performances; as entrevistas polêmicas de Brian Slade, as performances de Curt Wild, o figurino de Jack Fairy, tudo é muito chocante e até um pouco desconfortável para os desprevenidos.

Em relação aos atores eu fiquei bem satisfeito. Ewan McGregor se dá muito bem cantando e encarnou totalmente a personagem baseada em Iggy Pop; Jonathan Rhys-Meyers tem um histórico muito bom de filmes desse tipo, começando por um especial para televisão chamado "Elvis" e depois o filme "Som do Coração", inclusive, se houver um filme sobre o KISS e esse cara for chamado pra fazer o Paul Stanley, com certeza haverá um poster dele na parede do meu quarto xD. Já o Christian Bale pra mim foi bem indiferente, ele fez o seu trabalho e boa.

A trilha sonora também é incrível (mais pra frente quero até postá-la por aqui) e quando combinada com as imagens do filme temos um casamento perfeito de imagens e sons.

Em resumo, posso dizer que gostei muito do filme apesar de ter sido necessário assistir duas vezes para entendê-lo por completo mesmo ele sendo um pouco complicado já que são muitos fatos que precisam ser interligados para total compreensão. De qualquer forma, vale a pena ser assistido e se serve como referência Velvet Goldmine está para o Glam Rock assim como o filme Rockstar está para o Hard Rock, ambos são muito parecidos e tratam basicamente dos mesmos assuntos, mudando apenas o background musical.

Até mais!!

P.S.: Créditos da Ficha Técnica: Adoro Cinema

Um comentário:

Natalia Alencar disse...

Olá! Hehe, vi o link do seu blog no orkut, espero que não se importe.

Não assisti o filme, mas gostei da resenha. Acho que vou baixar. (y)

Vi os outros citados... Desses, "Quase Famosos", "Chicago" e "Blues Brothers" são meus preferidos... Outro que eu queria ver é Nine, aquele baseado no Oito e Meio, do Fellini. Deve ser bom. =)

Related Posts with Thumbnails