PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

segunda-feira, 12 de julho de 2010

"Feliz" Dia do Rock



Como amante incondicional desse estilo, não poderia deixar de escrever alguma coisa. Para os desinformados, hoje é o Dia Mundial do Rock, decretado logo após a criação do festival Live Aid, uma série de shows que tinha como objetivo arrecadar dinheiro para ajudar o continente Africano. Anos depois, na mesma data, foi realizado o Live 8 que envolvia a mesma história dos shows, mas dessa vez com a intenção de obter ajuda do G8 para países subdesenvolvidos.

Olha só, por mais que esse dinheiro possa ter sido desviado e que os artistas só tenham feito isso por dinheiro, acho que pelo menos a intenção por trás disso foi muito boa. Fico feliz em saber que tal corrente musical tenha sido usada para divulgar uma coisa visando assistência social. Isso porque muitas pessoas tem idéias absurdas sobre o que é o Rock, como a constante associação a drogas, drogas e mais drogas. Sabe, nem todos os rockeiros estão a fim de destruir seus corpos com trilhões de substâncias químicas, ainda mais hoje em dia com toda a publicidade que paira ao redor disso.

Não escrevo, no entanto, para dizer que o rock é a coisa boazinha que se tornou hoje, inclusive se existem muitos dizendo que o rock foi redefinido, pra mim ele perdeu o significado, esse é o intuito desse post. O Rock é barulho, é algo que choca quase num nível de desconforto, é uma forma das pessoas expressarem os sentimentos de uma forma intensa, mas infelizmente isso se perdeu. Às vezes penso que se eu tivesse vivido na década de 70 teria o mesmo sentimento em relação ao Glam Rock (que eu tanto gosto), ou talvez se eu tivesse vivido nos anos 80 eu teria odiado toda idéia do Grunge, mas daí me vem em mente que esse tipo de coisa é altamente atemporal: se hoje eu curto David Bowie, Rollings Stones, KISS, Pink Floyd e Poison, por que eu não gostaria naquela época? Não sou do tipo que segue padrões e apesar de ter sido criado em uma cidade extremamente caipira, ainda faço questão de sair por aí de coturno e calça skinny com o maior orgulho, portanto acredito que a época não faria diferença no meu gosto.

Querendo ou não, uma coisa é certa: o rock é mudança. Como qualquer outra manifestação cultural, está em constante modificação e não é sempre que a gente sai ganhando. Já até conversei com alguns amigos sobre o fato de estarmos enfrentando um vale na parábola rock, ou seja, só há motivos para comemorar, pois do jeito que as coisas estão NÃO dá pra descer mais, só nos resta subir.

Tenho fé nessa afirmação (e agora digo isso em relação ao rock nacional), pois acompanho algumas bandas mais undergrounds e percebo que há muita coisa que simplesmente não recebe o valor merecido. Nos resta torcer para que um dia nossos meios de comunicação, juntamente com uma boa parte da população, voltem a perceber que queremos mais do que bundas, roupas coloridas e letras sem sentido nenhum na nossa mídia.

Esse post deveria ser algo voltado para moda rocker e acabou se tornando um desabafo. Precisava por essas idéias pra fora. Não sou preconceituoso e me considero uma pessoa com a cabeça aberta musicalmente falando, entretanto tudo tem seu limite. Achei que depois da super febre Emo não existiria coisa pior... TCHANÃ! Me enganei. Todo o lance do Happy Rock, Power Pop ou Geek Rock (sei lá se essas bandas arranjaram alguma coisa pra nomeá-las), superou minhas expectativas. No sentindo ruim ¬¬.

Como eu disse antes, muita fé galera, essa situação vai mudar e alguma coisa com uma mensagem forte e letras com algum significado além de "quinta o shopping, domingo os pais" retornarão das cinzas. Torço todos os dias pelas bandas independentes que conheço estourarem de alguma forma e reformarem esse cenário no qual vivemos hoje.

By the way! Estou fazendo upload de um show da minha banda favorita e também vou postar um filme que tem como temática o Glam Rock, além do post sobre moda rocker que deveria ter feito xD.

Tendo em vista a situação do rock nowadays, me resta deixar aqui um "feliz" Dia do Rock a esperança de termos um verdadeiro FELIZ DIA DO ROCK!

4 comentários:

Juliana Valério disse...

eu sempre gostei do rock também e como você ainda espero um feliz dia do rock, mais um dia verdadeiramente feliz, simplesmente pelo motivo do rock hoje ser tão "misturado" com essas novas modas que estão invadindo o nosso meio músical. rock sempre vai ser rock.

http://juliana-valerio.blogspot.com/

Fernando Medeiros disse...

Isso mesmo. Mistureba sempre resulta em alguma coisa ruim.... QUEREMOS PURE ROCK!!!!!

Iuri disse...

hoje em dia oq existem são bandas "miojo": prontas em 3 minutos, super artificiais e de curta duração. Enquanto nos tempos do old but gold, as bandas eram por assim dizer "macarronada italiana", tinham uma preparação, um sabor diferente e eram inesquecíveis!

Fernando Medeiros disse...

Adorei a relação entre rock e macarrão... sério xD

Related Posts with Thumbnails