PhotobucketPhotobucketPhotobucketPhotobucket

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Filosofias Abaurônicas VI: Espetadas de Tia

Digamos que eu quase esqueci que deveria postar alguma coisa hoje. Comecei a assistir Skins e meio que me perdi assistindo os episódios. Me controlei, no entanto, e resolvi vir aqui escrever o post de sexta feira... dia de Filosofias Abaurônicas!!

E em homenagem à algumas pessoas que eu não vou mencionar o nome, mas com certeza vão saber que estou falando delas (e elas vão confirmar isso comigo no msn). Essas pessoas, ao longo dos anos, desenvolveram uma das técnicas de maior sutileza mas que possuem os maiores efeitos morais possíveis: "Espetada de Tia". Também conhecida como "Alfinetada", essa ação consiste em ofender ou criticar uma pessoa de forma dissimulada, sutil e extremamente venenosa. Exemplificando a situação: aquela sua tia com cara cu chega e fala pra sua mãe depois de dar uma caça jeans de presente pra ela e não servir: "Nossa... pela última vez que a gente se viu eu JURAVA que ia servir". E o que ela quis dizer com isso: "Você está GORDA PRA CARALEO!"


Esse é o principal motivo pra se usar uma Espetada de Tia, aparentemente você não disse nada ofensivo, mas a intenção satânica por trás das palavras é o que torna essa modalidade de diálogo tão eficiente. Eu mesmo uso várias Espetadas durante o dia. Quem te conhece logo sacará a maldade fluindo com as palavras, então cuidado ao usar. Agora, quando utilizada em desconhecidos, o máximo que pode acontecer é a pessoa ficar com aquele sentimento de que alguém tirou sarro dela na cara dura; felizmente ela só irá perceber horas depois, outro ponto importante numa alfinetada: geralmente ela tem entendimento retardado, ou seja, só é entendida horas depois, e nesse ponto, você já estará muito distante do alvo.

A importância do entendimento retardado é algo que vale a pena ressaltar. Geralmente, apenas pessoas desprovidas de tamanho e força tipo eu usam a espetada, pois é uma forma sutil de defesa e geralmente pessoas muito poderosas de corpo não vão perceber... sem preconceitos, acontece que em pessoas muito poderosas de corpo o cérebro acabou dissolvendo pra virar músculo (#brinks ou não).

Uma das manifestações mais cruéis da Espetada de Tia é na forma de uma Ironia Maligna from hell. Nela, existe uma afirmação feita com ar de deboche, possibilitando o entendimento rápido do ouvinte alvo e de todas as pessoas presentes no recinto. É manifestada usualmente como "Nossa... ADOREI seu cabelo", "Como você emagreceu" e "Uau, que perfume você usa?".

Reconhecer uma pessoa que usa esse tipo de argumento é muito fácil. A maioria é bem discreta e aparentemente não se mostram como o tipo de pessoa que ofenderia alguém. Espere o momento exato e o indivíduo se revela como uma verdadeira víbora disparando alfinetadas. E a minoria são pessoas super legais, inteligentes e que fazem ótimas companhias, tipo eu. Mas quando elas utilizarem uma espetada vai ser só de brincadeirinha (ou não... (ou mais)).

Uma das boas espetadas aconteceram com um amigo meu... Ele e um colega venenoso estavam comendo um lance lá de calabresa, e o meu amigo (que é meio gordinho) disse "Esse pão com calabresa sempre me dá azia." e o colega (magrelo) respondeu "Sei lá, nunca tive isso. Acho que gente magra num tem esses problemas.". Espetada do pior tipo.

13 comentários:

rillybacci disse...

é aZia!!

Fernando Medeiros disse...

/\ Vamos agradecer a Marília que aponta meus erros nos comentários xDDD... já corrigi

Natalia Alencar disse...

Hahahaha, choque com a "malignitude" ( oi? |: )desse post.

Esqueceu do sorriso que sempre acompanha essas tiradas. ^^

Fernando Medeiros disse...

hUAhUAHuHauHa nossa Natalia, pode cre... o sirrizinho maligno que acompanha uma espetada de tia eh impressionante xDDDD

Veroneze disse...

Essas ae são típicas de um certo alguem no qual seria um constrangimento revelar o seu nome. Né Sr. Abaura... hauahuaha..!
Muito bom.., sempre falando a verdade.!

Fernando Medeiros disse...

Nossa, Felipe... nem sei de quem vc tá falando.... senti uma espetada nesse seu comentário hein xDDDDD

Danilo Seghese disse...

Essas espetadas são típicas do pessoal que queria poder cantar Queen...

Fernando Medeiros disse...

Ainda bem q eu não tenho problemas com músicas do Queen, Danilo. Do contrário teria ficado levemente ofendido com esse seu comentário

Karen Areco And Natalya Rangel disse...

Comunico a todos que: o Sr, Que acaba de publicar esse post adora distribuir algumas Espetadas De tias estratégicas...auhau

Fernando Medeiros disse...

Olha que difamação na página de comentários...

Karen Areco And Natalya Rangel disse...

As pessoas tem que aprender a serem mais diretas! .....auhUaHA

Ligia disse...

espetadas irônicas são as piores:x' eu por exemplo nunca sou, nem mesmo quando falo que o Fernando nunca utiliza as espetadas de uma Ironia Maligna from hell. nunca mesmo :)

Fernando Medeiros disse...

HauhUahuHauHA é Luana, está aprendendo xDDD

Related Posts with Thumbnails